(Manoel de Barros . Livro de pré-coisas)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pólofilme

A Pólofilme foi criada em 1987 pelo cineasta Joel Pizzini, para a realização do seu primeiro curta-metragem “Caramujo-flor”. Nos seus mais de 20 anos de existência dezenas de trabalhos e prêmios nacionais e internacionais foram conquistados. Filmes como “Enigma de um Dia” e “Anabazys” representaram o país no Festival de Veneza, assim como “Glauces, Estudo de um Rosto” e “Dormente” que concorreram respectivamente, em eventos importantes como o Festival de Locarno e Oberhausen. O primeiro curta feito pela produtora, “Caramujo-Flor” ganhou o prêmio principal no Festival de Huelva (Espanha), enquanto “Enigma de um Dia” foi considerado o Melhor Filme no Festival de Figueira da Foz, em Portugal.
Uma das parcerias mais produtivas da Pólo, vem sendo realizada desde o ano 2000, com o Canal Brasil e resultou na realização de oito ensaios biográficos para a Série Retratos Brasileiros sobre personagens e personalidades do Cinema Brasileiro, como Glauce Rocha, Rogério Sganzerla, Jece Valadão, Helena Ignez, Paulo José, entre outros.
Através da produtora, a investigação poética de Joel Pizzini intensificou-se no aprofundamento da pesquisa da linguagem, passando por vários meios de expressão: da vídeoinstalação ao performático, sob a ótica contemporânea que resultou na realização de inúmeros ensaios documentais afinados com a produção independente.
Atualmente a Pólofilme realiza o documentário “Olho nu” sobre o musico Ney Matogrosso em parceria com o Canal Brasil e também o documentário em longa-metragem “Mr. Sganzerla” (sobre a obra de Rogério Sganzerla), produzido para o Itaú Cultural.

1995 - Filme-instalação “Travelling”, baseado no poema “As Quatro Gares” de Oswald de Andrade. (bitola Super 16mm). Integrante como artista convidado do projeto de intervenção urbana Arte/Cidade, coordenado por Nelson Brissac Peixoto, em sua 3º edição: "A Cidade e suas Histórias” 1996.
Prêmio LINC (Lei Estadual de Incentivo à Cultura) da Secretaria de Cultura do Estado de S.Paulo/1996).
Roteiro e Direção: Joel Pizzini
Co-produção Pólofilme e Filmarte
Exibido nos programas “Primeiro Plano” (TV E e TV Cultura SP) em outubro de 1998.

1994 - Vídeo "Piggy Bank" (O Javali de Erimanto), integrante da série "Os Doze Trabalhos de Hércules"exibido no Festival Mundial do Minuto/ 1994 e lançado em CD Room. Direção Joel Pizzini
Co-produção Pólofilme e Filmarte


1994 – curta-metragem “O Pintor” (Betacam, 60 minutos)
Direção e Roteiro: Joel Pizzini
Colaboração de Roteiro: Sérgio Medeiros
Fotografia: Mário Carneiro
Co-Produção Pólofilme

1988 – curta-metragem Caramujo-Flor (35mm, 21 minutos), sobre o itinerário poético de Manoel de Barros, através de uma colagem de fragmentos sonoros e visuais.
Roteiro e Direção: Joel Pizzini
Elenco:Ney Matogrosso, Rubens Corrêa, Tetê Espínola, Aracy Balabanian, Almir Sater
Produção Pólofilme
Prêmios:Melhor Direção - Festival de Brasília 1988 Melhor Fotografia - Festival de Brasília 1988
Prêmio Especial da UNB - Festival de Brasília 1988
Melhor Montagem - Rio Cine 1989
Melhor Filme (Júri Oficial) - Festival de Huelva (Espanha) 1988
Menção Honrosa - Festival de Curitiba 1989
Melhor Filme - Jornada do Maranhão 1989
Melhor Fotografia - Jornada do Maranhão 1989
Melhor Trilha Original - Jornada do Maranhão 1989

Nenhum comentário:

Postar um comentário